Vijay Iyer e Craig Taborn
The Transitory Poems
CD ECM 2019

 

 

A associação de dois pianos é por norma conotada com a música clássica, vulgarizada desde que no século XVIII Bach ou Mozart escreveram peças para dois pianos ou piano a quatro mãos. No Jazz, tal formação é rara, e diria que assumindo quase sempre uma erudição que advém ou que contém evidentes referências da música ocidental. O encontro de Vijay Iyer e Craig Taborn, dois músicos de Jazz, contém, à partida, essa invulgaridade, mas diríamos também desconforto.

Não é possível ficar indiferente a este disco. Pois se ele por um lado pode parecer situar-se do lado de fora do Jazz, ele remete para a tradição do (piano) Jazz, não apenas na improvisação e na comunicação que os dois pianistas estabelecem (e na forma própria como comunicam, e que será mais evidente ao vivo), mas na tradição dos grandes pianistas do jazz e dos grandes compositores do jazz, a começar pelos óbvios, Cecil Taylor e o caos, Paul Bley e o espaço, a virtuose do Chick Corea de Circle, Thelonious Monk e Herbie Nichols e a composição, a erudição de Bill Evans, o stride de Art Tatum e a elegância de Errol Garner.

É todo o universo e toda a História do Piano Jazz que se encontra em The Transitory Poems sob a forma de diálogo e contenda, provocação e aliciamento.

Vijay Iyer (p)
Craig Taborn (p)